Portal de notícias O Globo cita estudo do Citizen sobre aumento no valor de produtos durante a pandemia.

O IPCA é a sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele existe desde 1979 e é calculado todos os meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo dele é facilitar a identificação da oscilação dos preços no mercado. É considerado como o índice oficial do Governo Federal, para medir a perda do poder aquisitivo de nossa moeda. 

Cruzando informações do banco de dados do aplicativo “Citizen” com a variação do IPCA, conseguimos levantar os preços de mais de 40 produtos de consumo da população.

No dia 02/08, o portal “O Globo” fez uma matéria sobre o aumento do preço do arroz e contou com dados do nosso último estudo.

“Outros produtos que apresentaram diferença significativa foram a carne bovina, com 71,94%, a farinha de mandioca, com 67,16%, a esponja de aço, com 64,91%, a calça jeans, com 62,91%, o etanol (álcool combustível), com 55,39%, e o açúcar, com 53,18%.

– O aumento real dos preços está muito acima da inflação oficial. É uma grande diferença que gera muito impacto para a população, ainda mais neste momento de instabilidade, criado pela pandemia. Se considerarmos a média dos 40 produtos analisados no estudo, alguns itens ficam são quase 23% de diferença, mas alguns itens ficam bem acima dos 50%. Apenas quatro produtos ficaram com a variação de preço menor que o IPCA do período: areia em pacote de 20 kg, remédio para azia, cueca e o jogo de tabuleiro Perfil 6 – explicou o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike.”

Você pode baixar o estudo gratuitamente, através do link: